X

Por que alterar o processo de jateamento de areia para jateamento?

Por que alterar o processo de jateamento de areia para jateamento?

Em muitas ocasiões os termos jateamento, jato de areia são confundidos quando nos referimos ao processo de tratamento de superfícies por projeção de abrasivos. Ocasionalmente, esses processos são considerados como sinônimos, mas realmente são processos e termos diferentes. Na verdade, o termo jato de areia é antigo, pois atualmente não é possível usar areia que contem sílica por ser um abrasivo proibido por produzir a silicose. Além deste motivo para não utilizar o jato de areia como tratamento de superfície, existem diversas razões que detalharemos a seguir;

Custo operativo dos abrasivos

O custo médio de consumo de areia por m2 de superfície jateada será 14 vezes maior em comparação com o uso da granalha G40E e 18 vezes maior do que a granalha de aço Sablacier. Também é importante considerar o maior custo de logística devido ao transporte por movimentação de maiores volumes de areia e poeira gerada no processo em relação à granalha de aço.

 

Equipamentos de projeção de abrasivos e complementos

São utilizados equipamentos semelhantes de projeção e de proteção do operador. Porém, a areia é mais abrasiva e produz maior desgaste na linha de transporte do abrasivo, mangueiras, acoplamentos e bicosl. A areia produz mais poluição do que a granalha, exigindo sistemas de coleta e filtração 3 a 5 vezes maiores do que os necessários para granalha metálica. Estes equipamentos de coleta e filtragem do pó, constituem a parte de maior investimento da instalação, além de aumentar o custo operativo de manutenção e dos elementos filtrantes. Se for utilizada granalha de aço, é necessário que haja um sistema de recuperação e limpeza do abrasivo para poder ser reutilizado de forma eficiente. Para areia, é necessário um sistema de coleta e disposição final.

 

Condições ambientais e visibilidade durante o processo

O processo de jato de areia é um processo MUITO sujo e que gera poluição que não só afeta o operador, mas também impede uma boa visualização do trabalho. Além disso, o desgaste do equipamento com o uso de areia é muito superior do que aquele gerado utilizando granalha.

 

Conclusão

A utilização de granalha de aço, em recintos fechados, é extremamente vantajosa em relação à areia, destacando os seguintes pontos:

 

  • Maior produtividade
  • Menor custo de abrasivo limpo por m2
  • Redução nos custos de manutenção
  • Melhor qualidade em termos do trabalho realizado (homogeneidade, rugosidade, limpeza)
  • Menor contaminação ambiental
  • Menor geração de resíduos e pó
  • Melhor visibilidade do operador
  • Menor risco de saúde para os operarios
  • Menor investimento em sistemas de coleta de pó

 

 


Galeria Fotográfica

Administração e Fabrica
MetalCym Brasil

Rua Mário Junqueira da Silva nº 684
Jd Eulina Campinas – SP
Brasil – CEP.13063-000
+55 19 3242-9777
metalcym@metalcym.com.br

OFICINA COMERCIAL
BUENOS AIRES

EIZAGUIRRE 1073
[B1754FLA] SAN JUSTO
BUENOS AIRES - ARGENTINA
+54 11 3979-4111 / +54 9 11 3345-8578
cymba@cym.com.ar