X

Quais vantagens posso obter ao trocar a areia por granalha no meu processo?

Quais vantagens posso obter ao trocar a areia por granalha no meu processo?

Os sistemas modernos de projeção de partículas por ar comprimido, jato de areia ou equipamentos de jateamento, trabalham indiscriminadamente com qualquer tipo de abrasivo. Isso permite, usando o mesmo equipamento, selecionar o abrasivo mais adequado para cada tipo de trabalho.

Areia

É o abrasivo natural de maior disponibilidade a um custo muito baixo. Constitui  historicamente "o abrasivo", e dá  nome a todos os processos de preparação de superfície por projeção de partículas comumente chamadas de "jato de areia" ou " equipamento de jateamento". Para trabalhar adequadamente com areia, ela não deve ser usada a granel, deve ser peneirada, removendo os grãos finos que não fazem um bom trabalho de limpeza na superfície e os grossos que entopem  o equipamento. Também deve ser submetida a um processo de secagem devido à sua capacidade de absorver umidade. É extremamente frágil e projetado por equipamentos de alta produção  podem ser usados ??apenas uma vez, pois mais de 80% são transformados em pó após o primeiro impacto. Cria uma grande poluição no ambiente de trabalho devido à fragilidade de suas partículas que, logo após o impacto, se transformam em uma alta porcentagem de poeira com tamanhos inferiores a malha 300 mesh. Devido à sua composição, ao fragmentar finamente deixa no ar sílica, que causa uma enfermidade irreversível denominada silicose, o que faz com que por questão  de segurança, resultaram na proibição da utilização de areia como um abrasivo, na maioria dos países tecnologicamente avançado  

Granalha de Aço

É um abrasivo que é obtido do aço através do processo de fusão com composições químicas controladas. Do processo primário de fabricação se obtêm partículas arredondadas que constituem  a granalha de aço esférica (shot). 

Estas partículas de maior diâmetro são britadas formando a granalha de aço angular (grit).

Este abrasivo pode ser selecionado de acordo com o trabalho a ser realçizado, não somente pelo tamanho de partícula, uniforme em todas elas, mas pela dureza em determinadas faixas. É altamente reciclável, podendo ser projetado de 700 a 5000 vezes de acordo com o diâmetro, tipo e dureza do abrasivo utilizado. Por ser partículas de aço temperado e revenido não causam nenhum problema de contaminação na superfície de trabalho.O pó produzido na operação é basicamente o resultado dos materiais removidos na superfície a ser tratada. Devido ao fato de não absorver umidade, a granalha de aço não requer nenhuma secagem prévia e, como todas as partículas possuem uma granulometria similar, elas produzem um trabalho totalmente uniforme. 

• O custo médio do consumo de areia por m2 de superfície jateada  será 14 vezes maior em comparação com o uso de granalha de aço G40E e de 18 vezes maior do que a granalha de aço Sablacier. Também é importante considerar o maior custo logístico devido ao movimento de maiores volumes de areia e poeira gerados no processo em relação à granalha de aço.

• A areia produz mais poluição com relação à granalha, exigindo sistemas de extração e filtragem do pó entre 3 a 5 vezes maiores que os requeridos para a granalha metalica.  

 

Conclusão

O uso de granalha de aço, em recintos fechados, é extremamente vantajoso em relação à areia, destacando-se os seguintes pontos:

• Maior produtividade• Menor custo do abrasivo por m2 limpo

• Redução nos custos de manutenção

• Melhor qualidade em termos do trabalho realizado (homogeneidade, rugosidade, limpeza)

• Menor poluição ambiental

• Menor geração de resíduos e poeira

• Melhor visibilidade dos operadores

• Menor risco à saúde dos operadores

• Menos investimento em sistemas  de coletagem do pó .

 

Para mais informações entre em contato com a metalcym@metalcym.com.br ou ligue para [55-19] 3242-9777 e os nossos departamentos de engenharia e vendas irá assessora -los sobre tudo relacionado com equipamentos, processos, acabamento, produção e automatização de equipamentos de Jateamento

 

Catálogos e relatórios técnicos relacionados


Galeria Fotográfica

Administração e Fabrica
MetalCym Brasil

Rua Mário Junqueira da Silva nº 684
Jd Eulina Campinas – SP
Brasil – CEP.13063-000
+55 19 3242-9777
metalcym@metalcym.com.br

OFICINA COMERCIAL
BUENOS AIRES

EIZAGUIRRE 1073
[B1754FLA] SAN JUSTO
BUENOS AIRES - ARGENTINA
+54 11 3979-4111 / +54 9 11 3345-8578
cymba@cym.com.ar