X

Abrasivos - Granalha De Aço Carbono - Sablacier

Abrasivos - Granalha De Aço Carbono - Sablacier

IKK do Brasil, a maior fabricante de Granalha de aço da América Latina, realizou extensivos testes, para avaliar a performance de diferentes abrasivos (metálicos e não metálicos) usados em jateamento pressurizados. Este estudo, o primeiro em 20 anos, colaborou para atualização do conhecimento sobre abrasivos e para ajudar fabricantes a melhorar seus processos de jateamento. Coerência e objetividade nos procedimentos dos testes foram as prioridades máximas.

  • O resultado forneceu novos dados, considerando os méritos dos abrasivos metálicos e não metálicos, em termos de eficiência de limpeza. Além dos resultados de limpeza, foram precisos análises dos sistemas de jateamento (bicos, ar comprimido) e chegar a uma ótima avaliação de limpeza. Granalhas de aço angular, usado com um sistema de reciclagem, é mais econômico que outros abrasivos. Para a preparação dos testes, foram tomados os cuidados com o meio ambiente, fundamental para assegurar resultados consistentes e objetivos.
  • O mesmo operador, extremamente qualificado, fez os testes manuais. Os testes foram então repetidos, com jateamento automáticos, para assegurar que a interferência humana, não terá influencia nos resultados.
  • O desempenho da granalha de aço angular foi comparado com os abrasivos não metálicos (oxido de alumínio, escórias, granadas (silicatos de alumínio) e areia). As amostras usadas para areia e escórias foram novas, pois areia e escórias são usadas somente um ciclo.
  • O teste foi desenvolvido em sistema pressurizado, chapa com 1 m2 para limpeza Sa 2 1/2 manualmente e limpeza Sa 3 com equipamento automático.
  • Todos os abrasivos foram testados usando dois bicos (9,5 mm Venturi Longo e 12,7 mm Venturi Longo) e para duas diferentes pressões de ar. Durante o teste, foram medidos as quantidades de abrasivos usados, o tempo de jateamento, a velocidade de impacto do abrasivo, e o fluxo de ar.
  • O operador também avaliou a limpeza e condições de jateamento (pó).
  • O fator humano, também foi considerado, devido a prováveis variações ou diferenças na operação manual. Os mesmos testes foram desenvolvidos com o bico fixado em um aparelho (robot), e a placa de aço sobre uma mesa giratória. A avaliação da limpeza (m2 / hora) foi obtida pela passada do jateador automático em diferentes velocidades.  

 

Resultados

O resultado reuniu dados interessantes, considerando as características dos abrasivos metálicos e não metálicos, em termos de eficiência e limpeza.

  • A granalha de aço angular SABLACIER, quando é utilizada em um sistema equipado com recuperação e purificação do abrasivo, resulta na opção mais econômica comparada com outros abrasivos metálicos e não metálicos. O custo inicial da Granalha de aço é compensado devido a sua maior vida útil, número de ciclos e, sobretudo melhor produtividade. (veja quadro)
  • O Processo com granalha de aço quase não produz pó em comparação com os abrasivos não metálicos, resultando consequentemente as seguintes melhorias:
    • Utilizando Granalha de aço o operário tem uma melhor visibilidade, trabalhando de maneira mais eficiente e confortável.
    • O volume de resíduos é menor, significando um custo mais baixo para o descarte do mesmo.
    • Para trabalhos em quartos de jateamento fechado, o nível de investimento em equipamento é menor. Utilizando granalha de aço, o coletor de pó é de 3 a 5 vezes menor se comparado com o coletor utilizado para abrasivos não metálicos.
  • O desgaste do equipamento (Bico y partes submetidas a abrasão) é menor quando se utiliza granalha de aço. A granalha de aço é o melhor abrasivo para uso, quanto a cuidados com o meio ambiente e saúde dos operários envolvidos no processo.
  • Foi comprovado que a eficiência ou velocidade de jateamento talvez não seja o principal argumento técnico a favor da granalha de aço. As provas determinaram que sob condições especificas de trabalho, alguns abrasivos não metálicos têm uma taxa de limpeza semelhante a dos abrasivos metálicos.
  • Apesar dos ensaios terem sido realizados com parâmetros específicos de controle e utilizando todas as recomendações observamos o seguinte:
    • O Jateamento com ar comprimido comprovou ser um processo instável e sensível.

 

Pequenas variações nos ajustes dos equipamentos interferem consideravelmente nos resultados obtidos. Desta maneira, é muito importante o apoio técnico junto aos usuários, por parte do fabricante de equipamentos

 

  • Os dados de Produção (1) dos diferentes tipos de abrasivos, podem variar de acordo a habilidade e motivação do operador, controles de processo, tipo e tamanho das peças que devem ser limpas, etc.
  • Os dados de consumo de abrasivo (2) apresentados, são as médias de experiências praticas realizadas em obra.
  • Na tabela mostramos que a granalha de aço SABLACIER proporciona o mais alto nivel de limpeza ou produção (20m2/hora) com um menor consumo de abrasivo (250grs/m2).

 

Para mais informações entre em contato com a metalcym@metalcym.com.br ou ligue para [55-19] 3242-9777 e os nossos departamentos de engenharia e vendas irá assessora -los sobre tudo relacionado com equipamentos, processos, acabamento, produção e automatização de equipamentos de Jateamento

 

Jateamento-granalha-cymmateriales-Aco-Sablacier-metalcym


Galeria Fotográfica

Administração e Fabrica
MetalCym Brasil

Rua Mário Junqueira da Silva nº 684
Jd Eulina Campinas – SP
Brasil – CEP.13063-000
+55 19 3242-9777
metalcym@metalcym.com.br

OFICINA COMERCIAL
BUENOS AIRES

EIZAGUIRRE 1073
[B1754FLA] SAN JUSTO
BUENOS AIRES - ARGENTINA
+54 11 3979-4111 / +54 9 11 3345-8578
cymba@cym.com.ar